Nesta terça-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 precisaram ser anuladas. Desde a segunda-feira anterior, denúncias de vazamentos de questões a influenciadores de educação começaram a circular nas redes sociais.

cadernos do enem 2025
As três questões do Enem que foram anuladas foram aplicadas no segundo dia de prova (Foto: Angelo Miguel/MEC)

De acordo com o comunicado do Inep a partir do portal gov, a equipe técnica do Enem decidiu por anular três questões da prova após “analisar as circunstâncias” com base em “informações sobre a montagem do teste”. Além disso, a Polícia Federal foi acionada para apurar a autoria da divulgações das questões que ‘vazaram’ antes da hora.

Como as questões anuladas pelo Enem 2025 ‘vazaram’?

Edcley Teixeira, aluno de Medicina, é conhecido na internet por fazer lives de preparação para o Enem. Cinco dias antes do segundo dia de provas, o aluno apresentou questões extremamente semelhantes a algumas que apareceram no exame, criando dúvida na cabeça de alunos.

De acordo com o estudante de medicina, ele afirmou que participa de provas em que o Ministério da Educação testa as questões que cairão no Enem. Entretanto, segundo o Inep, nenhuma questão que foi aplicada na prova teste foi aplicada de forma igual na prova oficial.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.