O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A prova deste ano terá algumas mudanças nas regras na comparação com as edições anteriores.

Enem 2025 tem regras divulgadas pelo Inep
Estudantes de todo o Brasil participarão da prova. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Para a edição 2025 do Enem, serão aplicadas quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Quando será o Enem 2025?

Enem 2024 começa em dois meses; veja tudo que você precisa saber
O Enem acontecerá em dois domingos também em 2025. (Foto: Divulgação)

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Como serão as provas do exame?

Enem divulga notas nesta segunda-feira (13); veja como acessar
Alunos podem ingressar na educação superior por meio do Sisu, Prouni, Fies ou pelo Enem Portugal. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30.

Cidades do Pará terão programação especial do exame

Tudo o que se sabe sobre o Enem dos Concursos: datas e locais de provas
Ao todo, candidatos terão que responder quatro provas objetivas. (Foto: Agência Brasil)

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas em dias diferentes, por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), entre 10 e 21 de novembro.

Desta forma, o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nessas cidades.

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital do Inep.

Quanto é a taxa de inscrição do Enem 2025?

Gabarito do Enem será divulgado até 20 de novembro
Estudantes inscritos no CadÚnico podem pedir isenção do pagamento da inscrição. (Foto: Arquivo Agência Brasil)

A taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa.

*com informações da Agência Brasil

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.