O projeto “O Esporte é Para Todos”, do Marista Brasil, ganha destaque pela atuação na promoção da cidadania e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa está no terceiro ano de execução, com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o investimento de diversas empresas comprometidas com a transformação social.

Presente em 12 Escolas e Colégios Sociais Maristas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o projeto oferece atividades esportivas no contraturno escolar e investe na aquisição de materiais e na contratação de professores de educação física altamente capacitados.
São 15 modalidades esportivas, incluindo futebol, vôlei, basquete, ginástica artística, xadrez, muay thai e karatê, que envolvem mais de 3 mil participantes de forma regular. Ao longo dos 24 meses de execução, o projeto proporciona vivências esportivas e pedagógicas, participação em eventos e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil.
A prática esportiva é utilizada como estratégia de prevenção à evasão escolar, promoção de valores como cooperação, disciplina e respeito, e ocupação do tempo livre com experiências saudáveis e significativas.
“O esporte pode ser um caminho eficaz para transformar realidades. Quando garantimos às crianças e adolescentes o acesso a atividades esportivas de qualidade, estamos também fortalecendo sua autoestima, estimulando o trabalho em equipe e criando oportunidades para que vivenciem valores importantes para a vida em sociedade”, destaca Camila Petersen, analista de projetos do Marista Brasil e gestora da iniciativa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui