
Samira irá fazer uma avaliação no final do próximo ano; se a estudante de Maringá passar, irá fazer parte escola de formação da agência
Uma estudante de Maringá, no noroeste do Paraná, está participando de um processo seletivo para estudar na escola da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), nos Estados Unidos da América. Samira Rodrigues de Carvalho, de 13 anos, irá fazer uma avaliação no final de 2019.
A mãe da adolescente conta que desde criança Samira sempre se interessou pelo assunto. “Desde pequena ela tem essa curiosidade, sempre falou do espaço, das galáxias. Ela queria saber com tudo ficava: Como fica tudo penduradinho, como é que não cai, mãe”, disse Adriana Carvalho.
De Maringá para a NASA
Segundo a própria Samira, tudo começou quando ela resolveu mandar um e-mail para a NASA. Nessa correspondência, ela contou sobre seu interesse em fazer parte da equipe nos EUA e mesmo sem esperar, acabou recebendo uma resposta. “Eu achava que não ia dar certo, mas aconteceu que eles mandaram e eu fiquei muito feliz com a resposta.”
O que chamou a atenção da agência foi que o sonho da menina não é ser astronauta, mas sim engenheira aeroespacial e trabalhar com pesquisas. Por essa predileção, foi permitido que ela participe do processo seletivo para estudar na escola de formação da agência. Desde então, ela tem se dedicado e estudado incansavelmente para se preparar para a avaliação que será no próximo ano.
Assista à reportagem completa:
Rayssa Alves, repórter da RICTV Maringá, conta todos os detalhes.