Paraná - Os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podem pedir a reaplicação das provas a partir desta segunda-feira (17). O prazo final para fazer essa solicitação vai até o meio-dia da próxima sexta-feira (21) e pode ser feita na página oficial do participante.

Têm direito a requerer a reaplicação do exame todos os participantes afetados por problemas logísticos (transporte ou falta de energia), desastres naturais (como o tornado) ou doenças infectocontagiosas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que fará uma única reaplicação do Enem, nos dias 16 e 17 de dezembro. O exame foi realizado oficialmente em todo o país nos últimos dias 9 e 16 de novembro.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu inscritos no Enem têm direito a pedir a reaplicação. Os moradores foram afetados no dia 7 de novembro por um tornado, que devastou cerca de 90% do município, segundo a Defesa Civil.
Como solicitar reaplicação do Enem em Rio Bonito do Iguaçu
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio devem pedir a reaplicação das provas na página oficial do participante, no site do Inep, com o login na plataforma do gov.br.
O pedido de reaplicação será analisado após o inscrito anexar um documento legível, em língua portuguesa, comprovando a solicitação de atendimento, com data que tenha contemplado os dias da aplicação do Enem.
Cada caso será analisado de maneira individual pelo Inep, e somente a aprovação do documento comprobatório garantirá que o participante realize a prova em dezembro.
Os participantes podem realizar apenas a prova do dia em que não puderam comparecer.
Alunos de Rio Bonito do Iguaçu voltam às aulas
Após a passagem devastadora do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, os alunos de colégios estaduais e municipais retornaram às aulas nesta segunda-feira (17).
Ao todo, Rio Bonito do Iguaçu conta com sete instituições de ensino estaduais, sendo que seis delas são escolas do campo, localizadas em distritos, assentamentos e comunidades rurais.
Dessas seis, cinco já haviam retomado as aulas na semana que passou (Joaquim Nasario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa).
Até o momento, o único colégio estadual que ainda não retomou o atendimento é o Ludovica Safraider, o mais atingido pelo tornado. Cerca de 400 alunos são atendidos nessa escola.
*Com supervisão de Sérgio Luis de Deus
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui