Paraná - Os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podem pedir a reaplicação das provas a partir desta segunda-feira (17). O prazo final para fazer essa solicitação vai até o meio-dia da próxima sexta-feira (21) e pode ser feita na página oficial do participante.

Imagem de inscritos para o Enem
Estudantes terão a oportunidade de fazer as provas após os danos do tornado. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Têm direito a requerer a reaplicação do exame todos os participantes afetados por problemas logísticos (transporte ou falta de energia), desastres naturais (como o tornado) ou doenças infectocontagiosas. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que fará uma única reaplicação do Enem, nos dias 16 e 17 de dezembro. O exame foi realizado oficialmente em todo o país nos últimos dias 9 e 16 de novembro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu inscritos no Enem têm direito a pedir a reaplicação. Os moradores foram afetados no dia 7 de novembro por um tornado, que devastou cerca de 90% do município, segundo a Defesa Civil. 

Como solicitar reaplicação do Enem em Rio Bonito do Iguaçu

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio devem pedir a reaplicação das provas na página oficial do participante, no site do Inep, com o login na plataforma do gov.br.

O pedido de reaplicação será analisado após o inscrito anexar um documento legível, em língua portuguesa, comprovando a solicitação de atendimento, com data que tenha contemplado os dias da aplicação do Enem. 

Cada caso será analisado de maneira individual pelo Inep, e somente a aprovação do documento comprobatório garantirá que o participante realize a prova em dezembro.

Os participantes podem realizar apenas a prova do dia em que não puderam comparecer.

Alunos de Rio Bonito do Iguaçu voltam às aulas

Após a passagem devastadora do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, os alunos de colégios estaduais e municipais retornaram às aulas nesta segunda-feira (17).

Ao todo, Rio Bonito do Iguaçu conta com sete instituições de ensino estaduais, sendo que seis delas são escolas do campo, localizadas em distritos, assentamentos e comunidades rurais.

Dessas seis, cinco já haviam retomado as aulas na semana que passou (Joaquim Nasario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa).

Até o momento, o único colégio estadual que ainda não retomou o atendimento é o Ludovica Safraider, o mais atingido pelo tornado. Cerca de 400 alunos são atendidos nessa escola.

*Com supervisão de Sérgio Luis de Deus

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.