
A universidade informou em nota que os manifestantes concordaram em deixar o prédio após uma reunião realizada na sexta-feira
Os estudantes que estavam ocupando o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde a noite de quinta-feira (03) deixaram o local, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, na manhã de sábado (05). A universidade informou em nota que os manifestantes concordaram em deixar o prédio após uma reunião realizada na sexta-feira (04).
O movimento Ocupa UFPR, por sua vez, afirma que a desocupação do prédio se deu após uma “vitória do Movimento Estudantil”, que conseguiu “barrar” uma resolução da UFPR que estabelece normas para cancelamento de registro acadêmico. “Em menos de 24 horas, a Ocupa Santos Andrade conseguiu barrar a 96/15! Vitória do Movimento Estudantil”, diz um texto publicado na página do movimento no Facebook.
Segundo a UFPR, o Reitor Zaki Akel Sobrinho comandou processo de negociação e esteve presente na hora da desocupação. No site da instituição foi publicada a íntegra do acordo entre a instituição e o movimento estudantil. Veja aqui.
O movimento protesta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/55, que limita o aumento dos gastos públicos e também é contra Medida Provisória do Governo Federal que estabelece mudanças no ensino médio.
Confira a nota divulgada pela UFPR sobre a desocupação:
“Os manifestantes que ocuparam o prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, concordaram em desocupar o símbolo da cidade de Curitiba, graças ao entendimento recíproco de que na UFPR deve imperar a negociação democrática e o respeito institucional.
Os alunos representantes do movimento e os integrantes da Comissão da UFPR para desocupação, composta por representantes da Administração Central e dos setores de Ciências Jurídicas e de Humanas, tiveram uma extensa reunião, nesta sexta-feira, que culminou na compreensão para uma negociação fortemente construída no diálogo”.