
Protesto que ocorre desde sexta-feira (18) já causou alteração de local de prova de vestibular e suspensão de aulas
Mesmo após a Justiça Federal no Paraná determinar a reintegração de posse da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Centro de Curitiba, os estudantes que ocupam o prédio desde a noite de sexta-feira (18), permanecem no local na manhã desta segunda-feira (21). Em decorrência da ocupação, a instituição suspendeu as aulas e as atividades administrativas hoje.
Em nota, a UTFPR informou que o pedido de reintegração de posse foi necessário, pois, mesmo após tentar negociar a desocupação pacífica, havia”contínuo confronto no interior de suas instalações entre grupos a favor e contra a ocupação, com crescente risco aos estudantes e pessoas envolvidas no conflito”. A Reitoria e a Direção do Câmpus Curitiba lamentaram a situação e ressaltaram seu posicionamento contrário a qualquer tipo de violência e discriminação
Vestibular
No domingo (20), estudantes que fariam a prova do vestibular da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) na unidade do Centro da UTFPR foram transferidos a um novo local de prova: a Faculdade Opet, localizada na avenida Presidente Getúlio Vargas, 892. Mesmo com a proximidade entre os dois locais de prova, alguns candidatos desavisados não conseguiram se deslocar a tempo entre uma univerdidade e outra.
Reivindicações
Os alunos ocupam a UTFPR em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 (PEC 55 no Senado), que impõe um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos.
Eles também protestam em apoio aos estudantes secundaristas que são contra a Medida Provisória a Medida Provisória 746, que prevê mudanças no ensino médio.