Brasil - O governo federal publicou uma medida que promete um benefício surpresa do governo para trabalhadores. A iniciativa libera valores retidos do FGTS para quem foi perdeu o emprego, mas aderiu ao saque-aniversário. A medida vale para quem teve rescisão entre 2020 e dezembro de 2025.

Benefício surpresa do governo vem em boa hora
Ao todo, cerca de 14,1 milhões de pessoas podem receber parte desse benefício ainda neste mês. O total liberado soma R$ 7,8 bilhões em recursos até agora. O governo vai pagar em duas etapas, com a primeira até 30 de dezembro.
A primeira parcela do benefício surpresa do governo pode chegar a R$ 1.800 por trabalhador. O restante sairá até fevereiro de 2026, conforme cronograma da Caixa Econômica Federal.

A maior parte dos beneficiados não precisa fazer nada: o depósito será automático na conta vinculada ao FGTS. Embora quem não tem conta cadastrada poderá sacar o valor em agências, lotéricas ou pontos Caixa Aqui.
Especialistas dizem que essa ação busca corrigir distorções na regra do saque-aniversário. Antes, quem escolhia essa modalidade não tinha acesso ao saldo do FGTS em caso de demissão.

Entretanto, é preciso dizer que nem todos vão receber o valor completo do benefício surpresa do governo. Assim, trabalhadores com saldo comprometido em antecipações de saque podem ter menos para sacar.
Mas quer saber se você tem direito ao benefício? A consulta pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS. Essa é a melhor forma de descobrir se o dinheiro vai cair na sua conta ainda em dezembro.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui