O G20, também conhecido como Grupo dos 20 ou G20 Financeiro, é um grupo criado em 1999 e é formado pelas 19 maiores economias do mundo. O objetivo do G20 foi dar uma resposta às crises financeiras pelas quais as nações passavam e fortalecer as relações internacionais entre os países que fazem parte do grupo.

A ideia é estabilizar a economia mundial por meio da economia dos países do grupo, representados por seus ministros da economia e chefes dos bancos centrais. As reuniões acontecem anualmente e têm o objetivo de priorizar as pautas e traçar novas estratégias e parcerias.

Os países do G20

Como dissemos anteriormente, o G20 é formado por 19 países. Mas por que o número vinte? Porque, aqui, contamos também a União Europeia, que leva um representante da presidência rotativa do Conselho Europeu.

São 8 países, considerados os mais ricos do mundo, e 11 emergentes.

O G8 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Já os países emergentes correspondem às seguintes nações: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia.

O grupo dos países-membro compõe 80% da economia global e, por isso, é bastante influente em todos os setores da economia e da educação.

As Reuniões de Cúpula

Os países-membro fazem Reuniões de Cúpula desde 2008. Em geral, os presidentes ou primeiros ministros vão às reuniões e podem, ainda, acompanhar os presidentes dos bancos centrais de cada país.

Em 2020, a Reunião de Cúpula do G20 vai acontecer a 15ª edição do encontro na Arábia Saudita, em novembro. A vez do Brasil será em 2023.

O G20 é responsável, ainda, por discutir conflitos entre países e promover a paz entre as nações por meio de parcerias e estratégias. É também por meio desses encontros que é possível firmar parcerias de importação e exportação.

Os países ainda têm o desafio de integrar os países de forma independente dos interesses pessoais, promovendo a globalização e indo contra os fenômenos protecionistas e individuais.

G20 Países em Desenvolvimento

Em 2003 foi criado um grupo também chamado de G20, mas com foco na agricultura. Chamado de G20 Países em Desenvolvimento, ele tem a intenção de fomentar discussões e criar projetos para o setor agrícola.

São 23 países que compõem o G20 Países em Desenvolvimento: cinco representações do continente africano (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), seis da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e doze latinos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).