Os deputados estaduais apresentaram nesta quinta-feira (3) uma nova proposta de reajuste salarial para os professores em greve no Paraná. A proposta é de garantir aumento até 2018 e, em outubro deste ano, aconteça um aumento integral de 3,45% para a categoria.

A proposta prevê um acordo que dura três anos. O primeiro reajuste será de 3,45% e deve ser concedido, em parcela única, no mês de outubro. Em janeiro de 2016 o aumento será de 8,5%. Já em janeiro de 2017 está mercado outro reajuste, a ser definido pelo IPCA e mais 1% de ganho real. A data base sofreria alteração apenas no ano de 2016, quando seria antecipada para janeiro e o próximo reajuste em relação a revisão, será em maio de 2018.

A proposta partiu da base aliada do governo na Assembleia Legislativa e o governo do estado se comprometeu a cumprir os pagamentos definidos.

Os professores devem agora analisar a proposta e realizar uma nova assembleia para decidir pelo fim ou não da greve.

Segundo o professor Hermes Leão, presidente da APP Sindicato, a proposta será levada para os servidores. A princípio a assembleia da categoria estava marcada para a próxima terça-feira (09), mas a data deverá ser confirmada pelo comando de greve.

Confira a reportagem: