A volta às aulas acontece na quarta-feira (16) em Curitiba e no dia 21 no interior

A greve dos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou nesta sex-feira (11) depois de um mês de paralisação. Em assembleia, a categoria decidiu pelo fim da greve com 374 votos contra 171. Houveram 15 abstenções. A própria UFPR confirmou o encerramento da greve.

As negociações chegaram a ser suspensas pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR ) durante a tarde, mas a maioria dos docentes optou pelo fim da greve. Os servidores técnicos e administrativos, no entanto, continuam de braços cruzados.

Os professores da UFPR pediam 27,3% de reajuste salarial. Outros servidores federais reivindicam reajustes acima da inflação. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ofereceu 10,8% de reposição, parcelada em dois anos. Outras universidades federais do País continuam em greve.

Maria Suely Soares, presidente da Apufpr, avaliou a greve positivamente. Para ela, a paralisação fortalece o movimento nacional “pressionando o governo pelo fim dos cortes na educação pública e pelo reajuste salarial dos professores e demais servidores públicos”.

Com o fim da greve dos professores, as aulas do campus de Curitiba devem ser retomadas na próxima quarta-feira (16). Já no interior, as atividades serão retomadas no dia 21 de setembro.