Uma terceira reunião foi marcada entre o Governo e os professores do Estado para segunda-feira (23). Até lá, greve na Educação é mantida em todo o Paraná, afirma sindicato
Os estudantes da rede pública de ensino do Paraná continuam sem aula nesta segunda-feira (23). A segunda reunião entre o Governo do Estado e representantes dos professores, realizada na sexta-feira (20) no Palácio do Governo, durou cerca de seis horas e avançou em alguns pontos, mas a greve dos professores está longe de um fim.
Outra reunião, desta vez entre os membros do Comando de Greve do Sindicato dos Servidores em Educação do Paraná (APP-Sindicato), durou toda a tarde de sábado (21) até o início da noite. Os representantes avaliaram todas as conquistas da greve que já dura duas semanas, mas ainda têm pontos divergentes do Governo do Estado.
Saiba mais:
Confira a pauta de reivindicações dos professores estaduais
Funcionários do Detran estão em greve desde quarta-feira
O principal impasse é sobre o pagamento da dívida do Governo referente ao 1/3 das férias dos servidores. O Estado insiste em parcelar a dívida em duas vezes, alegando que o Governo está enfrentando problemas financeiros, mas a categoria bate o pé e quer o pagamento integral aos trabalhadores.
A categoria pressionou e conseguiu fazer o governo retirar da pauta da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o “pacotaço” de medidas econômicas impopulares, que afetava diversos direitos dos servidores estaduais.
Na segunda rodada de negociações, na sexta, o Governo aceitou efetivar os cerca de mil professores aprovados em concurso público no ano de 2014 e recontratar trabalhadores temporários (PSS) dispensados no final do ano. O Sindicato dos Servidores em Educação do Paraná (APP-Sindicato), defendia que faltavam profissionais nas escolas para garantir o retorno das aulas com estrutura adequada.
Ato o fechamento desta edição, a reunião do Comando de Greve dos professores ainda não havia encerrado. Porém, após o encontro com o governo na sexta-feira, o presidente estadual da APP-Sindicato, Hermes Leão, disse que a greve não tem data para acabar e que os professores continuarão acampados em frente à sede do Governo durante o fim de semana. “Entendemos que até segunda-feira, na nova reunião com o Governo, ainda temos pontos importantes para acordar”, afirmou.
Confira a programação de atos dos professores em greve para esta semana:
23 de fevereiro – Segunda-feira
Manhã – Reunião dos Conselhos Regionais ampliados para organização da continuidade da greve e caravanas para Curitiba
14h – Acompanhamento da sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)
Final da tarde – Panfletagem em terminais e praças
24 de fevereiro – Terça-feira
Manhã – Reunião com diretores e diretoras das escolas – em todos os núcleos sindicais e na sede estadual da APP-Sindicato
9h – Reunião da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES)
Realização de blitz nas cidades para pintura de vidros de carro “#eutonaluta”
25 de fevereiro – Quarta-feira
Grande ato em defesa da Escola Pública – Curitiba
Com informações da repórter Helen Anacleto, da RICTV Record