O Ministério da Educação (MEC) abre nesta segunda-feira (30) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos que pretendem concorrer às bolsas que serão oferecidas para o segundo semestre deste ano podem se inscrever gratuitamente, até sexta-feira (4), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Estudantes se preparando para o vestibular
Candidatos podem se inscrever no processo seletivo para bolsas do Pruni até sexta-feira (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Criado em 2004, o Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições ensino particulares do todo o país. 

Para participar da seleção, o estudante deve ter o ensino médio completo, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou 2023, com no mínimo 450 pontos de média, além de não ter tirado zero na prova de redação.

Processo seletivo oferece bolsas integrais e parciais para o Prouni

Ao optar pela seleção para bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277). Para bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).

A primeira chamada da seleção será em 7 de julho, na página do Prouni. A segunda chamada está prevista para 28 de julho. O MEC já divulgou a consulta prévia às bolsas, que estão disponíveis para mais 370 cursos de 887 instituições privadas. 

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparece o curso de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais). Pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais), completam a lista dos cursos com mais oportundiades. (*Com informações da Agência Brasil)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui 

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.