A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se manteve entre as melhores universidades do mundo. O ranking é organizado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), no chamado World University Rankings 2021. A UEM é a oitava melhor universidade estadual do país e está entre as sete no Paraná.
O resultado foi anunciado na quarta-feira (2) e avaliou mais de 1.500 universidades em 93 países. Na avaliação mundial, a UEM repetiu a posição 1001+ que vem registrando desde 2018.
Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ficou na segunda colocação no Paraná, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento da UEM, explica que o ranking é elaborado a partir de indicadores que medem o desempenho de cada instituição.
“Basicamente, são cinco critérios de análise, sendo que a UEM registrou um desempenho melhor em quatro destes critérios, em relação ao ranking anterior”, diz.
O indicadores de avaliação do THE World University Rankings é dividido em cinco áreas, sendo ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, receita e reputação), citações (influência da pesquisa), indústria (transferência de conhecimento) e perspectiva internacional (funcionários, alunos e pesquisa).