O Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou suspensão da consulta sobre as escolas cívico-militares no Paraná. A promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite, afirma que “a Secretaria de Estado da Educação (Seed) não comunicou, em tempo hábil, a nova modelagem de gestão cívico-militar à comunidade educacional local, bem como não comunicou em tempo hábil e razoável a realização da consulta pública”.

Ainda segundo a promotoria, o Governo do Paraná teria cometido diversas irregularidades no processo.

O MP solicita que o Governo do Paraná informe a lista das escolas incluídas no programa e os critérios utilizados para sua escolha. A promotoria também quer saber se houve alguma audiência de esclarecimento para que a população pudesse conhecer o programa antes de votar.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) disse que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021.

Das 197 escolas que já encerraram a votação, 178 optaram por ingressas no novo modelo, e só 19 rejeitaram a proposta. Em 19 escolas, a consulta prossegue. A consulta também é alvo de processo da APP-Sindicato.