A mobilização de pais e alunos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissionalizante) de Cascavel, no Oeste do Paraná, contra as aulas técnicas à distância surtiu efeito e os alunos a partir de agora voltam a ter aulas de forma presencial.

Segundo a SEED-PR (Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná), a decisão foi tomada após diálogo com a comunidade escolar, que se mostrou insatisfeita com a maneira em que as aulas eram ministradas, a distância, por meio de um aparelho de televisão.

Para os pais e alunos, foi uma vitória alcançada. Eliane Costa e Silva é mãe de aluno de um curso técnico. O filho de Eliane é autista e para ela as aulas presenciais são fundamentais para que o filho consiga absorver o conteúdo de uma maneira mais fácil.

“Meu filho é autista e para ele é mais complicado ficar prestando atenção em uma televisão. Nós sabemos a importância da prática em laboratório para a formação dos alunos, isso tem um reflexo no futuro, onde teremos profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Todos ganham com isso.”

Eliane Costa e Silva – mãe de aluno

A empresa responsável pelo ensino a distância (EAD) continua prestando serviços ao Governo do Estado. A decisão do retorno das aulas presenciais nos cursos técnicos, de Desenvolvimento de Sistemas e de Administração, é válida apenas para o CEEP.

Segundo a mãe, uma vez por semana, os alunos terão aula de contraturno para fechar as horas que são necessárias na grade do novo ensino médio.

As aulas foram redistribuídas aos professores da instituição de ensino para que sejam ministradas de maneira presencial

Entenda

Pais e responsáveis pelos alunos do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissionalizante) se mobilizaram e redigiram uma carta relatando a indignação pela maneira em que as aulas estavam sendo ministradas.

Os pais questionaram o fato de que os alunos tiveram que passar por uma seletiva para poder participar do ensino técnico, na expectativa de terem aulas presenciais, e assim ter a possibilidade de fazer um curso técnico profissional dentro da área de atuação dos sonhos. No entanto, quando as aulas iniciaram esse processo mudou.

A instituição de ensino acompanhou toda a movimentação dos pais e alunos e auxiliou para que as partes pudessem se entender e decidir pelo melhor aproveitamento dos alunos.

Novo Ensino Médio

De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Cascavel, o Novo Ensino Médio está sendo implantado gradativamente em todas as Instituições de Ensino da Rede Estadual do Paraná que o ofertam. Mas, como o processo é gradativo, em 2022 somente as turmas das 1ª séries do Ensino Médio receberão a mudança.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!