O estado do Paraná conquistou 225 medalhas no Maratona Tech, se tornando o estado mais premiado do torneio. Com 11 de ouro, 63 de prata e 156 de bronze, o estado teve uma grande margem de diferença para os demais colocados.

maratona tech aluna do paraná
O Paraná foi o estado com mais medalhas na Maratona Tech (Foto: Associação Cactus)

O segundo colocado foi São Paulo (28 medalhas) e o terceiro colocado foi o Piauí (21). O evento é idealizada pelo Movimento Tech e realizado pela Associação Cactus. Ele aconteceu em São Paulo com transmissão para todo o Brasil

O Paraná participou da Maratona Tech com 100% das escolas da rede estadual (2066) e aproximadamente 160 mil estudante do Ensino Fundamental e Médio. Esse número representa um crescimento e 173% em escolas participantes e 257% no número de estudantes, em relação ao ano de 2024.

Em anos anteriores, os alunos paranaense já se destacavam, tanto pelo número de inscrições quanto de medalhas. Dessa forma, o Paraná se consolidou como referência na educação tecnológica em todo o país.

“A performance dos nossos meninos e meninas na Maratona Tech deste ano demonstra, mais uma vez e de forma inequívoca, a maturidade digital da rede estadual e o comprometimento das escolas e dos nossos profissionais com uma educação que forma protagonistas para os desafios do século XXI”, comentou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Medalhista do Paraná da Maratona Tech: “Experiência incrível”

De acordo com a aluna Jaqueline Martins, de 15 anos, do Colégio Cívico Militar Alcides Munhoz na cidade de Imbituva, foi muito especial participar da competição. Ela foi uma das medalhistas de ouro do Paraná da Maratona Tech.

“Nunca imaginei conseguir uma medalha de ouro a nível nacional. Foi uma experiência incrível que vai abrir muitas portas no futuro, eu tenho certeza”, comentou.

Para a primeira fase, que consistia em um desafio aplicado pelo professor em sala de aula, a turma de Fernanda propôs a criação de um site com uma ferramenta de inteligência artificial no qual geólogos pudessem verificar locais de desmatamento e trabalhar em soluções específicas para o problema.

Agora a estudante se prepara para enfrentar seu próximo desafio, passar seis meses na Irlanda, conquista alcançada por intermédio do programa Ganhando o Mundo.

“Agradeço muito ao meu colégio, que me deu todas estas oportunidades valiosas. Já estou na expectativa para o ano que vem e só o fato de estar aqui e ter uma experiência assim está sendo maravilhoso”, disse.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.