
A secretária de Estado da Educação (Seed) informou que o calendário escolar deve estar concluído até o final do ano
Vinte e sete colégios no Paraná continuam ocupados por estudantes secundaristas, segundo dados do governo do Estado divulgados nesta terça-feira (08). Em Curitiba, segundo o Tribunal de Justiça, não há mais ocupações. Ao todo 76 colégios foram desocupados nas últimas horas na capital. O fim das ocupações também foi confirmado pelo movimento Ocupa Paraná.
As desocupações ocorreram de forma pacífica e não houve registros de incidentes, com exceção de um colégio em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em que duas alunas de 17 anos se recusaram a deixar o local e foram levadas à delegacia por desacato.
Pela manhã, o movimento Ocupa Paraná ainda divulgava cerca de 100 colégios ocupados. No auge do movimento, que começou no dia 3 de outubro, 860 colégios chegaram a ser ocupados em todo o Estado.
No final de semana, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu a reintegração de posse de todos os colégios no Paraná. Na noite de segunda-feira (07) os alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) – o de maior destaque nas ocupações e que tem cerca de cinco mil alunos matriculados – do Colégio Barão do Rio Branco e do Instituto de Educação do Paraná (IEP) desocuparam as escolas.
A secretária de Estado da Educação (Seed), Ana Seres, informou que o calendário escolar deve estar concluído até o final do ano. “Várias escolas irão trabalhar com reposição de carga horária e todas elas poderão concluir o calendário até 30 de dezembro no máximo”, disse.