Trabalhadores reclamam da falta de concursados, superlotação nas salas de aula, desrespeito à hora-atividade, assédio moral da chefia e substituição por estagiários

Professores e funcionários das escolas municipais de Curitiba, os CMEIs, têm um protesto marcado para o próximo dia 22 de maio. Os trabalhadores pretendem suspender as aulas durante 50 minutos. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), o objetivo é conscientizar a população sobre os problemas enfrentados pela categoria.

Os professores municipais reclamam da falta de trabalhadores concursados, superlotação nas salas de aula, desrespeito à hora-atividade, assédio moral da chefia, além da substituição de servidores por estagiários.

A Prefeitura de Curitiba informou por meio de nota que tem trabalhado para garantir avanços históricos aos profissionais da educação infantil, com a criação de um plano de carreira para a categoria, que vai possibilitar a progressão funcional e maiores ganhos salariais, além de estímulo à qualificação e à permanência na rede municipal. Além disso, a Prefeitura lembra no texto que a transformação do cargo de educador para o de professor de educação infantil garante aos servidores a possibilidade de se aposentar após 25 anos de serviço, como já acontece com outros profissionais do magistério.

Ainda de acordo como a nota da administração municipal, a hora-atividade vem sendo gradativamente ampliada até que o direito seja estendido na totalidade à todos os professores de educação infantil.