De acordo com a UFPR, a greve não deve afetar o vestibular da instituição

Em assembleia realizada na noite de terça-feira (11), professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram que vão aderir à paralisação nacional que já atinge diversas instituições federais brasileiras. Os docentes devem cruzar os braços a partir das 18 horas desta quarta-feira (12), por tempo indeterminado.

Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 9,7%, referentes a perdas acumuladas desde o ano 2010, e realização de concurso. Os professores também chamam a atenção para o descaso do governo com a educação e os impactos dos cortes de recursos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), os cortes “já somam cerca de 10 bilhões a menos para o Ministério da Educação (MEC), enquanto mais de 5 bilhões estão sendo destinados às instituições privadas por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies)”.

De acordo com a UFPR, a greve não deve afetar o vestibular da instituição, cujo  período de inscrições vai de 14 de agosto e 11 de setembro, nem a Feira Curso e Profissões que será realizada nos próximos dias 20 e 21.