Os participantes devem avaliar a proposta feita pelo governo estadual e definir os rumos do movimento
A semana começa com expectativa da volta dos professores e funcionários de escolas estaduais às salas de aula. Na terça-feira (09), às 8 horas, na Vila Capanema, em Curitiba, integrantes da categoria participam de uma assembleia com o intuito de avaliar a proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo estadual.
“A assembleia será para avaliar a proposta que não é a que esperávamos, mas também o andamento da nossa greve”, diz a secretária de finanças da APP, Marlei Fernandes. “É um espaço democrático e de debate da nossa luta e coletivamente decidimos o melhor para nossa categoria”.
O governo propôs um reajuste escalonado até 2018, com o início do pagamento de 3,45% para outubro de 2015. O maior impasse, porém ,é sobre o desconto das faltas dos meses de maio e junho. A Secretaria de Estado da Educação já sinalizou que pode não descontar, mas desde que os grevistas reponham as aulas não ministradas. Um calendário de reposições está sendo estudado e deve ser repassado à comunidade escolar.