Os professores da rede estadual de ensino decidiram pôr fim à greve da categoria, que soma cerca de setenta dias se contados os meses de fevereiro, abril, maio e junho. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (09), em assembleia da categoria, realizada na Vila Capanema, em Curitiba.

Segundo a secretária de finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, cerca de 12 mil pessoas participaram da assembleia, 70% delas votaram pelo retorno às salas de aula, o que deve acontecer já a partir desta quarta-feira (10).

“As escolas que tiverem condições voltam já na quarta-feira. As demais devem voltar na quinta-feira (11). A orientação é que os pais dos estudantes entrem em contato com as instituições de ensino e se informem sobre como o retorno deve acontecer”, diz Marlei.

Proposta

Ao optar pelo fim da paralisação, os docentes aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecido pelo governo estadual. Na segunda-feira (08), o governador Beto Richa enviou uma nova mensagem para a Assembleia Legislativa com o projeto de lei que estabelece normas para o reajuste do salário dos 270 mil servidores estaduais ativos e inativos do Poder Executivo pelos próximos três exercícios.

“Com apoio dos deputados estaduais chegamos a um acordo que garante um reajuste de aproximadamente 12% para os servidores do Paraná”, afirmou.  O projeto de lei estabelece o pagamento de um reajuste de 3,45%, em parcela única, no próximo mês de outubro, para todos os servidores.