Aproximadamente 10 mil servidores, segundo os organizadores, foram às ruas na manhã desta sexta-feira (29) para lembrar o confronto ocorrido no Centro Cívico, no dia 29 de abril, quando mais de 200 manifestantes ficaram feridos. Os servidores também aproveitam o ato para protestar contra a proposta de reajuste apresentado pelo governo do Paraná. A manifestação faz parte do Dia Nacional de Manifestações e Paralisações convocado pela CUT e demais centrais sindicais em todo o país. A PM estima que o número de manifestantes foi de 3 mil.
Os manifestantes se reuniram na Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba e marcharam em direção ao Palácio Iguaçu. A greve, que começou no dia 25 de abril, afeta aproximadamente 1 milhão de alunos em todo o Paraná.
De acordo com análise técnica da APP-Sindicato, com a proposta de reajuste apresentado pelo governo, cada servidor irá perder, ao longo do ano, o equivalente a metade de um salário atual. Uma professora que recebe R$ 1. 300,00 por mês perderá, ao final de 2015, cerca de R$ 650,00. “A APP não concorda com a proposta. A defesa da entidade e dos demais sindicatos de servidores continua de reposição da inflação do período, que é 8,17%, em parcela única”, ressaltou o presidente da entidade, professor Hermes da Silva Leão.