
Escolas estaduais devem voltar a funcionar normalmente no início da semana
Os professores estaduais do Paraná decidiram, no sábado (18), suspender a greve iniciada na última quarta-feira (15), quando diversas categorias cruzaram os braços no Dia Nacional de Paralisação, em protesto contra a reforma da Previdência. No mesmo dia, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, confirmou que o governo estadual iria descontar os dias parados dos servidores públicos.
Cerca de 1.500 professores participam da assembleia, na qual a categoria optou pelo fim da greve, que afetou mais de 65% das escolas do Estado. Com isso, as aulas devem ser retomadas a partir desta segunda-feira (20).
Na mesma reuião, os docentes debateram o calendário de mobilizações para as próximas semanas. A principal reivindicação que mobilizou a categoria é que o Governo do Paraná volte atrás em relação às mudanças no sistema da hora-atividade.
Rede municipal
Nas escolas municipais de Curitiba, os professores, que suspenderam a greve na quinta-feira (16), devem se reunir com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos da prefeitura na próxima terça (21). Caso não haja um acordo, há possibilidade de nova paralisação na mesma data.
Eles reivindicam pela implantação de um plano de carreira. Por lei, a nova tabela salarial deveria ter sido implantada em dezembro de 2016, mas, até o momento, não existe nenhuma definição sobre a pauta.
Leia mais
Audiência não põe fim à greve de ônibus e congestionamento chega a 192 km