
Alunos reclamam de questões longas e do tema da redação
O R7 fará toda a cobertura e a correção comentada das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5) e também no dia (12). E assim que fecharem os portões, por volta das 19h, em uma parceria com a Federal Concursos, será realizada a correção das provas. Acompanhe a transmissão ao vivo pela página do portal R7 no Facebook.
Nesta edição, o Enem tem 6.731.203 inscritos. As provas serão realizadas nos dois primeiros domingos de novembro, dias 5 e 12. Neste primeiro domingo (5), os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. A redação também ficou para este primeiro dia de prova. Para o dia 12, ficam as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
No dia 12, as provas também começam às 13h30 , mas muda o horário de término, para 18h.
Alunos reclamam de questões longas e da redação
Os estudantes reclamaram dos longos enunciados das questões e do tema inesperado da redação — Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Na faculdade Uninove da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, os candidatos que conversaram com a reportagem disseram que esperavam, para a redação, algo ligado à violência, como ocorreu no ano passado, quando o tema proposto foi intolerância religiosa.
Uma aluna, que não quis se identificar, afirmou que os textos de apoio não ajudaram muito na redação. João Pedro Curi, de 17 anos, que pretende cursar administração disse ao R7: “Achei o tema polêmico, mas tem relevância. Confesso: fiquei surpreso”.
Barbara Petrin, de 18 anos, presta o Enem pela segunda vez e pretende cursar gastonomia, considerou a prova fácil. “Achei a prova simples, a redação foi tranquila. Gostei do tema. Agora só quero ver na semana que vem: exatas. Vou chutar tudo!”
Quanto às questões, os estudantes disseram que os enunciados eram extensos antes das perguntas em si. Na prova de linguagens caiu bastante sociologia, inclusive com a citação a Karl Marx. Chico Buarque, Clarice Lispector, Racionais MC’s e Paulo Leminsky também foram citados nas questões.
“As perguntas eram longas e isso complicou um pouco. Na prova de linguagem tivemos questões sobre preconceito e religião. As provas de História e Geografia foram mais fáceis”, diz Mirela Gomes, de 18 anos, que pretende cursar enfermagem.
Apesar das dificuldades, estudantes disseram que, por conta do Enem ser aplicado em dois finais de semana, melhorou um pouco porque permite um certo descanso entre as provas.
O tecnólogo em administração Denis Jarbas, de 21 anos, quer fazer faculdade de administração. Com um sorriso nervoso, ele disse ao R7 que estava não foi fácil. “Eu achei bem difícil, mas deu para fazer. Caíram muitas questões que eu não sabia, então, fui na dedução”, revela.
Campeonato Brasileiro
A partida entre Corinthians e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, foi motivo para a estudante Direito Gabriela frutuoso, de 19 anos, deixar o local de prova mais cedo. Cursando o 3º ano da faculdade em uma universidade privada de São Paulo, ela quer tentar o Fies para se livrar da mensalidade.