O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, foi nomeado para o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 10. Para o reitor da universidade maringaense, a nomeação representa um novo desafio e mais uma oportunidade de debater políticas públicas e ações que vão impactar o futuro da educação no Brasil. 

“Estou muito honrado pela indicação para compor a Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, órgão com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação e responsável pelas diretrizes das principais políticas educacionais do Brasil. Fazer parte do CNE é debater o presente e o futuro da educação do país, pois é pelo conhecimento que iremos transformar a nossa sociedade. Só teremos verdadeiramente a justiça social, quando todos tiverem acesso à educação de qualidade”, diz.

Dentre as principais funções que o reitor da UniCesumar irá desempenhar no conselho da Câmara de Educação Superior do CNE, estão: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministro da Educação no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre meios para aperfeiçoar os sistemas de ensino; manter o intercâmbio com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal; analisar e emitir parecer sobre assuntos da área educacional e sobre questões relativas à aplicação da legislação educacional, no que se refere à integração entre os diferentes níveis e modalidades de ensino.

Sobre o Conselho Nacional de Educação 

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, composto por 24 membros, dividido entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. É um órgão recursal do sistema educacional que promove a participação das várias forças sociais, culturais e econômicas, tendo em vista a conciliação social e a formação de consensos alargados em matéria de Educação.

Sobre Wilson de Matos

Wilson de Matos Silva é reitor e fundador da UniCesumar e tem extenso currículo no setor de educação. Ele é membro de Conselhos e Associações da área educacional, como: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES); Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU); Conselho de Reitores das Universidades Brasileira (CRUB), entre outros. Também participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, do Centro de Inovação de Maringá e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Além disso, assumiu cadeira no Senado Federal como suplente, exercendo a vaga na condição de titular em 2007 e em 2014, apresentando 14 projetos de lei voltados à melhoria da educação no Brasil, como a escola de tempo integral no ensino fundamental.

Tem título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, a Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, e títulos de cidadania nas cidades de Maringá, Paiçandu, Ponta Grossa, entre outras.

Mais dois do Paraná nomeados para o Conselho Nacional de Educação

Além do reitor da UniCesumar, o professor, advogado e especialista em filosofia Tiago Tondinelli, de Cornélio Procópio, e o professor Gabriel Giannattasio, da Universidade Estadual de Londrina também foram nomeados por bolsonaro para integrar o CNE. Tiago Tondinelli e Gabriel Giannattasio foram nomeados para a Câmara de Educação Básica; Entre os nomeados também figura o pesquisador e professor Fernando Cesar Capovilla, ex-professor da UEL.