O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, reafirmou, durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), que o vestibular 2020/2021 deve acontecer no dia 18 de julho. O representante destacou o compromisso da instituição com os estudantes.
“Decidimos não eliminar nosso vestibular, pois temos compromisso com nossos vestibulandos. Não queríamos surpreender aqueles que tivessem feito inscrição apenas no vestibular e não no Sisu (programa que oferece vagas na instituição)”,
comentou Fonseca.
O edital do vestibular 2020/2021 será divulgado às 12h, desta quinta-feira (20), no site do Núcleo de Concursos da UFPR. De acordo com representantes da instituição, a prova será composta por 60 questões objetivas e por uma produção de texto, em fase única. A mudança foi necessária para atender o cenário de restrições sanitárias causadas pela Covid-19.
A realização do vestibular, que já foi adiado três vezes, depende da situação da covid-19 no Paraná na data. Caso decretos estaduais e municipais proíbam a realização de concursos, uma nova data deverá ser divulgada pela UFPR.
Infraestrutura ampliada
O reitor da UFPR também destacou a ampliação da demanda de colaboradores para a realização da prova em meio a pandemia. Para o concurso, a estimativa é que nove mil pessoas trabalhem nos locais de prova, que agora devem ser aproximadamente 90.
No último vestibular realizado, foram três mil colaboradores e 28 locais de provas. Existe a possibilidade de alguns pontos de aplicação serem na Região Metropolitana de Curitiba.
Assista a coletiva completa: