As aulas nos colégios estaduais e municipais da área rural de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, retornam nesta segunda-feira (17), após a passagem de um tornado que devastou a cidade na sexta (7).

Ao todo, Rio Bonito do Iguaçu conta com sete instituições de ensino estaduais, sendo que seis delas são escolas do campo, localizadas em distritos, assentamentos e comunidades rurais.
Dessas seis, cinco já haviam retomado as aulas na semana que passou (Joaquim Nasario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa).
O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, que passou por serviços de limpeza, retirada de entulho e reparos emergenciais, abre as portas para 128 alunos nesta segunda-feira.
Até o momento, o único colégio estadual que ainda não retoma o atendimento é o Ludovica Safraider, o mais atingido pelo tornado. Cerca de 400 alunos são atendidos na estrutura. Dessa forma, eles serão acomodados em salas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul.
O Núcleo Regional de Educação trabalha no levantamento do número de estudantes para sistematizar o transporte até o novo local. A expectativa é de que na terça-feira (18) eles voltem à sala de aula.
Sete mortes foram causadas pelo tornado no Paraná
Ao todo, sete pessoas morreram em decorrência do desastre natural que atingiu o estado. No dia do desastre, seis pessoas foram encontradas mortas. Dias depois, José Eronides de Almeida, de 70 anos, morreu após sofrer uma insuficiência cardíaca aguda relacionada ao estresse pós-traumático causado pelo tornado.
as vítimas do tornado que passou pelo Paraná são:
- José Eronides de Almeida, 70 anos;
- José Neri Geremias, 53 anos;
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos;
- Adriane Maria de Moura, 47 anos;
- Claudino Paulino Risso, 57 anos;
- José Gieteski, 83 anos;
- Julia Kwapis, 14 anos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui