A Secretaria de Educação de Curitiba divulgou nesta sexta-feira (19) a grade de aulas para crianças e estudantes que irão assistir pela TV Escola Curitiba – no canal do YouTube ou na TV aberta – a partir da próxima segunda-feira (22). Também vão ao ar a proposta da pré-escola e os conteúdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). (Veja abaixo)

O ano letivo nas escolas públicas do Paraná iniciou na quinta-feira (18). Em Curitiba, os dois primeiros dias foram direcionados ao acolhimento das famílias que puderam visitar as instituições de ensino para tirar dúvidas sobre o modelo híbrido de educação, com aulas escalonadas entre presenciais e videoaulas, e sobre os protocolos de saúde que serão seguidos pelas escolas. 

Na próxima segunda-feira, o primeiro grupo presencial começa a frequentar as unidades de educação. Eles fazem parte do formato híbrido. Na semana seguinte, ficam em casa e assistem às aulas pela TV, enquanto outro grupo de alunos vai à escola.

Veja a grade:

Conteúdos da TV Escola Curitiba

Desde abril de 2020, a TV traz propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da EJA.

As aulas são elaboradas e ministradas pelas equipes de professores da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo foi desenvolvido com base no currículo da rede municipal, para a pré-escola, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da EJA fase I.

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná.

Como assistir as videoaulas

Para assistir no YouTube, acesse Canal TV Escola Curitiba. Já são 29,3 milhões de visualizações e 114 mil inscritos.

Na TV aberta, é possível acompanhar pelos canais 9.2 UHF (Paraná Turismo), 4.2 (Rede Massa) e 16.4 (TV Evangelizar).

Sábados

Aos sábados, como já era realizado em 2020, a TV Escola Curitiba disponibiliza aulas para crianças e estudantes em inclusão, com adequações metodológicas elaboradas pelo Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE).

O departamento coordena o atendimento de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, deficiência, transtorno de conduta e transtornos funcionais específicos (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia).

O Atendimento Educacional Especializado também continuará sendo realizado de forma presencial ou remota para os estudantes que frequentam as Salas de Recursos de Aprendizagem, Salas de Recursos Multifuncionais e os Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

Nas Escolas Especiais, o atendimento será igual às demais escolas. O Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites) está funcionando desde o dia 18/02.