A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – para a inscrição e classificação dos candidatos.

O Sisu 2026 aceitará as três últimas notas do Enem. Na imagem, vemos estudantes, borrados por estarem em movimento, entrando em um colégio onde será realizada a prova do Enem.
O Sisu 2025 aprovou mais de 250 mil estudantes. (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), será considerada a nota da edição do Enem com melhor média ponderada, conforme a opção de curso. No entanto, o participante não pode utilizar a pontuação do ano em que participou como treineiro, ou seja, tenha feito a prova antes do 3° ano do ensino médio.

Sisu 2026 permitirá o uso das três últimas notas do Enem: medida é inédita

A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa na segunda-feira (27) e vai até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.

Para participar, as universidades precisam ter finalizado a ocupação de vagas referentes ao último processo seletivo do qual tenham participado. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de participação.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada é a plataforma que permite aos candidatos escolherem e concorrerem de forma gratuita, com uma única inscrição, a vagas em diversas universidades públicas com base na nota obtida no Enem. O objetivo do programa é ampliar o acesso ao ensino superior.

Desde 2025, o Sisu passou a ser realizado em edição única. No processo seletivo único anual, as instituições podem oferecer vagas para cursos de graduação cujo início das aulas seja no primeiro ou segundo semestre do ano.

Segundo o MEC, a edição do Sisu de 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil na modalidade de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias universidades.

*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.