A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu, nesta terça-feira (20), o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Veterinária da UEL foram destaque obtendo nota máxima (5).
Dos 13 cursos da UEL avaliados, oito mantiveram a nota do exame anterior, e quatro aumentaram – foram os casos de Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Civil e Medicina Veterinária. Agronomia já tinha nota 5.
Para Elisa Emi Tanaka Carloto, Diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (DAAI/Proplan), o resultado mostra que, apesar de todas as dificuldades que o ensino superior público vem enfrentando, em todo o país, os cursos da UEL demonstram sua qualidade.
Os demais cursos avaliados foram Arquitetura, Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Elétrica, Farmácia, Medicina, Odontologia e Zootecnia. – todos notas 4.
“Mesmo a manutenção de uma nota demonstra uma evolução”, avalia. Para a professora, o principal fator que contribui para esta qualidade é, sem dúvida, os recursos humanos da Instituição. “Os cursos mostram a qualidade do corpo docente, discente e técnico que fazem a diferença”, comenta.
A prova do ENADE avalia o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, habilidades e competências. O conceito é apresentado em cinco categorias (de 1 a 5), em que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.
Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!