A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece como melhor instituição estadual do Paraná, segundo o Times Higher Education (THE) Latin America 2020, divulgada nesta semana.
O Times Higher Education faz uma avaliação rigorosa da performance e lista as melhores instituições de ensino. A avaliação é baseada nos 13 indicadores de desempenho do THE World University Rankings, com alguns ajustes para refletir as características das universidades da América Latina.
“Anualmente, as universidades estaduais do Paraná aparecem em posição de destaque em rankings nacionais e internacionais. A classificação entre as melhores da América Latina é resultado do trabalho dos professores, estudantes e agentes universitários que se empenham diariamente no ensino, pesquisa e extensão”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.
O ranking avaliou 166 instituições de Ensino Superior em 13 países. O Brasil é o mais representado na tabela com 61, seguido do Chile com 30 e Colômbia com 23.
Nesta edição, cinco indicadores principais foram considerados: ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. Cada um desses critérios têm um peso diferente para a nota final de cada instituição.
Ranking do Paraná
A UEL aparece como a 50ª melhor instituição no ranking geral, perdendo 11 colocações desde 2019, ano que ocupou a 39ª colocação.
Ainda assim, no Paraná, ela destaca-se como a 1ª entre as instituições estaduais, sendo a 3ª melhor avaliada entre todas as universidades do Estado, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifíca Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEL, Elisa Emi Tanaka Carloto, a posição da universidade pode ser considerada importante tanto no cômputo geral como nos dados estratificados, que a colocam em posição destaque no Estado, no País e na América Latina.
A UEPG vem em quarto lugar, ocupando o 65º lugar no ranking Latino-Americano. A UEM ocupa o quinto, na 81ª posição da listagem geral. E a Unioeste está entre as 100 universidades mais bem colocadas na América Latina, sendo a 6ª do Estado.