Paraná - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu o processo de inscrições para o vestibular 2026 nesta quarta-feira (9). Segundo a instituição, são ofertadas 5.313 vagas, em 143 cursos, distribuídos pelos campus de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Dentre todas as vagas, a UFPR informa que 50% está destinada a estudantes cotistas, que frequentaram escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro desse percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até 1 salário mínimo mensal por pessoa da família) pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é para a ampla concorrência.
Os candidatos cotistas deverão passar pelas bancas de validação da autodeclaração. Para pretos e pardos, o processo é feito por videoconferência. Já indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência deverão enviar documentos comprobatórios, que serão avaliados por comissões específicas.
As provas serão aplicadas em 11 cidades diferentes, incluindo os estados do Paraná e Santa Catarina. O candidato pode escolher em qual cidade prefere realizar o vestibular dentre as opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.
Como se inscrever
Para se inscrever e se tornar um vestibulando da UFPR, basta acessar o site do Núcleo de Concursos e seguir o passo a passo indicado:
- Realizar login ou cadastro na plataforma;
- Selecionar a opção ‘Vestibular UFPR 2026’;
- Concordar com os termos de inscrição;
- Preencher os dados requisitados e responder breves questionários;
- Gerar o boleto ou pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição permanece em R$ 195,00, mesmo valor cobrado nos últimos três anos. Candidatos sem condições financeiras de arcar com a taxa podem solicitar a isenção do pagamento até o dia 2 de maio.
Datas do vestibular 2026 da UFPR
- Primeira fase, 5 de outubro: 90 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (escolhida durante o processo de inscrição), Português, Filosofia e Sociologia. A prova inicia às 14h, com 5h30 de duração.
- Segunda fase – dia 1, 30 de novembro: Prova de Produção e Compreensão de Textos para todos os candidatos aprovados na primeira fase. A prova inicia às 14h.
- Segunda fase – dia 2, 1° de dezembro: Provas de Conhecimentos Específicos, apenas para os candidatos inscritos para cursos que têm essa exigência. A prova inicia às 14h.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho.
*Com supervisão de Jonathas Bertaze.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.