A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) passará a ofertar o curso de Medicina, no câmpus de Cornélio Procópio. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (17), pelo governador Ratinho Junior (PSD). A nova graduação terá 40 vagas por ano, com vestibular e início das aulas previstos para 2026.

Imagem aérea da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que passa a ofertar curso de Medicina a partir de 2026.
Curso terá carga horária total de 7.472 horas. (Foto: Roberto Dziura/AEN)

Para viabilizar a implantação, a instituição fará a contratação de professores e profissionais da carreira técnico-administrativa, conforme os parâmetros da Lei Geral das Universidades (LGU). O primeiro ciclo de formação, que deverá ocorrer de 2026 a 2031, contará com investimento superior a R$ 85 milhões. A partir do funcionamento pleno do curso, em 2031, a estimativa é de um custo anual de R$ 9,6 milhões para manutenção.

“Este é um momento histórico para o ensino superior do Paraná, especialmente para o Norte Pioneiro. Anunciamos o novo curso de Medicina da UENP e já no mês de março de 2026 teremos o vestibular para os alunos concorrerem a uma vaga”, afirmou Ratinho Junior.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, informou que o início das aulas da primeira turma está previsto para agosto de 2026.

Entenda como funcionará o curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Com carga horária total de 7.472 horas, o curso foi estruturado em duas fases. Nos primeiros quatro anos, os estudantes cursam 47 disciplinas fundamentais e especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Infectologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Urologia.

O internato, correspondente ao quinto e sexto anos, será composto por 14 disciplinas práticas nas áreas de Clinica Cirúrgica e Médica, Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Urgência e Emergência. Essa etapa ocorrerá em unidades de saúde dos municípios de Cornélio Procópio e Bandeirantes, no Norte do Estado, além de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.