Estudantes se concentraram no bloco da administração durante o protesto (Foto: Letícia Solieri)

Segundo os alunos, três professores do curso de Direito foram demitidos e 14 no de Serviço Social

 

Estudantes do Centro Universitário do Brasil (UniBrasil), no bairro Tarumã, em Curitiba, organizaram um protesto na noite da sexta-feira (2) contra a demissão de professores e a concessão de descontos oferecidos a estudantes de outras universidades, para que passem a estudar na instituição.

De acordo com estudantes ouvidos pelo Ric Mais, três professores do curso de Direito foram demitidos e 14 no de Serviço Social, prejudicando a grade horária.

Centenas de estudantes caminharam pelo Campus da instituição e terminaram o ato no Bloco 1, onde fica concentrada a administração do centro universitário. Com cartazes e gritos de ordem, os estudantes questionaram a decisão.

A oferta de descontos de até 50% nas mensalidades para estudantes que venham de outras instituições também foi alvo de protestos. Anúncios em redes sociais convidam universitários para que troquem de faculdade e ganham benefícios. O descontentamento dos alunos é pelo fato de não serem contemplados por descontos equivalentes.

Em nota, o Centro Acadêmico Romeu Felipe Bacellar repudiou as decisões. “No mesmo sentido, reprovamos a política de descontos ofertada pelo UniBrasil aos alunos de outras instituições, a qual concedeu as duas primeiras mensalidades grátis e desconto de 50% até o final do curso para alunos transferidos de outras instituições, o que não foi ofertado ao atual corpo discente”, diz um dos trechos da nota.

Em nota o UniBrasil negou a demissão em massa. Leia na íntegra:

– Não houve demissão em massa. São 300 professores e onze foram dispensados devido a um ajuste administrativo como ocorre todos os anos após o vestibular e o início das aulas.

– As aulas seguem normalmente, sem nenhum prejuízo aos alunos e à grade curricular.

– Sobre a concessão de bolsas a novos alunos, foram contemplados 50 alunos com meia-bolsa. Esta é uma prática que beneficia também os alunos veteranos.

– Sobre a falta de diálogo, a reitoria reafirma o canal aberto com os alunos. Inclusive, recebeu um grupo de alunos na última sexta-feira para conversar sobre as demissões e a política de concessão de bolsas.

– O UniBrasil tem mais de 5 mil alunos em 24 cursos, além de 300 professores e 220 funcionários.

 Leia mais: