Neste domingo (5), a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2026 será aplicada em 11 cidades. Com 39.565 inscritos, esse será o maior número de candidatos desde 2019.

A prova começa às 14 horas do dia 5 de outubro, mas os portões de acesso serão abertos às 12h40. Os portões serão fechados pontualmente às 13h30, e entradas não são permitidas após o fechamento.
Ao todo, onze cidades (dez do Paraná e uma em Santa Catarina) recebem a prova do vestibular da UFPR de 2026, sendo estas:
- Curitiba
- Cascavel
- Guarapuava
- Jandaia do Sul
- Londrina
- Maringá
- Matinhos
- Palotina
- Paranaguá
- Toledo
- Joinville (SC)
A orientação da UFPR é que os vestibulandos confiram o ensalamento antecipadamente no portal do candidato. Além disso, a recomendação é que os inscritos levem o comprovante no celular ou impresso para o dia da prova.
O que levar para a primeira fase do vestibular da UFPR 2026?
Para entrar na sala da prova, os vestibulandos precisam apresentar documento oficial de identidade com foto, físico ou digital. No caso dos documentos digitais, não serão aceitos fotos, prints ou PDFs, apenas emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão emissão. Serão aceitos:
- Carteira Nacional de Habilitação Digital, com foto;
- Título de Eleitor Digital (e-Título)
- RG Digital

Além disso, os inscritos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparentes escrita grossa de tinta preta e borracha. Também poderão levar alimentos que não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos. O consumo de água e outros líquidos não alcoólicos é permitido, mas devem estar acondicionados em recipiente transparente e sem rótulo.
Não será permitida a entrada de inscritos no vestibular da UFPR 2026 relógios, armas, celulares, calculadora ou outros aparelhos eletrônicos, fone de ouvido, bonés, gorros, chapéus ou acessórios que cubram orelhas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui