A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo (9) em todo o Brasil. A prova conta com 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. Já no outro domingo (16), os estudantes responderão mais 90 questões (divididas entre Matemática e Ciências da Natureza).

Alunos entrando.
Enem 2025 acontece neste domingo (Foto: reprodução/ Paulo Pinto/Agência Brasil)

Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a primeira fase. Os portões serão abertos às 12h e fecharão às 13h, não sendo aceitas nenhuma entrada após o horário. O exame começará às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.

Já para os alunos do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, o horário local está uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Dessa forma, a prova começa às 12h30 no horário local. Estado com duas horas a menos, no Acre o teste será aplicado às 11h30.

Duração e horário de término das provas

Neste domingo (9), durante a primeira fase do exame, os participantes terão até às 19h para finalizar a prova. Já no segundo dia de exame, 16 de novembro, a prova terminará às 18h30, com duração máxima de cinco horas.

Os alunos poderão sair da sala a partir das 15h30, mas sem o caderno de exame. Já para os candidatos que optarem pela saída com o caderno, só será possível a partir das 18h30, faltando 30 minutos para o término do exame. Já no segundo dia de exame, a partir das 18h, os alunos terão a saída liberada com o caderno.

Itens proibidos no Enem 2025

  • Chegar após o fechamento dos portões — a entrada será permitida apenas até o horário limite.
  • Utilizar acessórios como boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros durante a realização da prova.
  • Usar materiais inadequados, como canetas que não sejam transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas ou corretivos.
  • Portar livros, anotações, manuais ou qualquer material impresso.
  • Levar protetor auricular.
  • Manter consigo relógios de qualquer tipo ou dispositivos eletrônicos, como celulares, smartphones, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pendrives, fones de ouvido, cigarros eletrônicos, copos ou garrafas digitais, chaves com alarme, gravadores, transmissores ou qualquer aparelho de registro e comunicação.
cnu, enem dos concursos
Prova foi realizada em todo o Brasil neste domingo (5) (Foto: Marcos Santos/ USP)
  • Portar armas, salvo nas situações amparadas por lei.
  • Recusar-se a realizar a identificação especial, caso seja solicitada pela equipe de aplicação.
  • Deixar aparelhos eletrônicos ligados ou fora do envelope porta-objetos, que deve estar lacrado e identificado sob a carteira.
  • Fazer anotações antes da autorização do início da prova em qualquer um dos materiais do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação ou de Rascunho).
  • Escrever em superfícies não permitidas, como objetos pessoais, partes do corpo ou documentos que não façam parte do exame.
  • Destacar páginas do Caderno de Questões ou da Folha de Rascunho.
  • Sair da sala com materiais de aplicação, exceto o Caderno de Questões, e apenas após o tempo mínimo permitido.
  • Negar-se a entregar os materiais obrigatórios ao término da prova, conforme o tempo máximo estipulado para cada dia de exame.
  • Dirigir-se ao banheiro após o término da prova ou durante a saída definitiva da sala.
  • Praticar atos ilícitos ou condutas previstas como crime no Código Penal Brasileiro dentro do local de aplicação.

O que pode levar para o Enem 2025?

  • Caneta: utilizar caneta de tinta preta e corpo transparente.
  • Alimentos e bebidas: é permitido levar um lanche leve, como barras de cereais ou sanduíches simples — e uma garrafa de água, ambos sujeitos à inspeção do chefe de sala.
  • Documentos: é aceita a apresentação de documentos digitais oficiais, com foto, desde que estejam dentro das normas permitidas.
Saco e salgadinhos.
Enem 2025 acontece neste domingo (Foto: reprodução/ Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  • Ida ao banheiro: o acesso aos sanitários será autorizado a partir das 13h (horário de Brasília), sempre com acompanhamento de um fiscal.
  • Medicamentos: poderão ser levados, desde que passem por conferência do chefe de sala.
  • Artigos religiosos: o uso de itens como véu, burca, quipá e similares é permitido, mediante verificação prévia pelo coordenador, em local reservado.
  • Materiais de apoio: candidatos que necessitem de recursos específicos — como máquina de escrever em braille, reglete, punção, sorobã, lupa, luminária, plano inclinado, caneta especial, medidor de glicose, bomba de insulina ou outros dispositivos — poderão utilizá-los, desde que todos os itens sejam previamente vistoriados pelo chefe de sala.

Fuso horário das UFs brasileiras

Unidade FederativaFuso Horário (em relação ao horário de Brasília)
Acre-2 horas
AmapáHorário de Brasília
AlagoasHorário de Brasília
Amazonas-1 hora
BahiaHorário de Brasília
CearáHorário de Brasília
Espírito SantoHorário de Brasília
GoiásHorário de Brasília
MaranhãoHorário de Brasília
Mato Grosso-1 hora
Mato Grosso do Sul-1 hora
Minas GeraisHorário de Brasília
ParáHorário de Brasília
ParaíbaHorário de Brasília
ParanáHorário de Brasília
PiauíHorário de Brasília
PernambucoHorário de Brasília
Rio de JaneiroHorário de Brasília
Rio Grande do NorteHorário de Brasília
Rio Grande do SulHorário de Brasília
Rondônia-1 hora
Roraima-1 hora
Santa CatarinaHorário de Brasília
SergipeHorário de Brasília
São PauloHorário de Brasília
TocantinsHorário de Brasília
Distrito FederalHorário de Brasília

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.