Curitiba - A Federação Israelita do Paraná (FIP) e a Comunidade Israelita do Paraná Kehilá divulgaram, uma nota conjunta de repúdio às declarações feitas pela vereadora Professora Angela (PSOL) durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada no dia 17 de dezembro.

colagem com foto da logo da comunidade israelita de curitiba e a vereadora professora angela
Até o momento, a vereadora não se pronunciou sobre o assunto (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Entidades acreditam que a vereadora ofendeu comidade judaica do Paraná

As falas ocorreram durante a apreciação da concessão do título de Cidadania Honorária a Isac Baril. Segundo as entidades, ao recorrer a generalizações e associações indevidas entre a identidade religiosa judaica e conflitos geopolíticos internacionais, a manifestação da parlamentar assumiu “contornos de intolerância religiosa e antissemitismo”, atingindo não apenas Isac Baril, mas também a coletividade judaica paranaense.

A Federação Israelita do Paraná destaca ainda que a trajetória da instituição está diretamente ligada à atuação de lideranças que, como Isac Baril, dedicaram décadas ao fortalecimento da comunidade judaica, à defesa da liberdade religiosa e à construção de relações respeitosas com a sociedade paranaense em sua diversidade.

Entidades defendem liberdade religiosa

Isac Baril é reconhecido, no Paraná e fora dele, como uma liderança voltada ao diálogo. De acordo com as entidades, ele sempre representou a comunidade judaica com serenidade, responsabilidade e respeito às demais tradições religiosas, contribuindo de forma consistente para o fortalecimento do diálogo inter-religioso e da convivência democrática.

As entidades também demonstraram preocupação com o uso equivocado de referências religiosas e históricas em debates locais, especialmente quando conflitos internacionais complexos são deslocados para o ambiente municipal. De acordo com a nota divulgada, divergências políticas ou geopolíticas não podem justificar manifestações que resultem em intolerância religiosa, estigmatização ou ataques a comunidades de fé.

As entidades ainda expressaram total solidariedade a Isac Baril e reforçaram o compromisso com a defesa da liberdade religiosa, do diálogo e da convivência pacífica como pilares da democracia.

Professora Angela é alvo de representação por suposta intolerância religiosa

Na última quarta-feira (17), a vereadora Indiara Barbosa (NOVO) protocolou uma representação formal para a instauração de processo ético-disciplinar contra a vereadora Professora Angela (PSOL) por suposta intolerância religiosa e quebra de decoro parlamentar. O pedido já foi encaminhado à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.