Neste último final de semana, o programa Paraná no Ar, da RICTV Record, desceu até o litoral do Estado. Deixamos Curitiba com um céu fechado rumo à Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá.
Fomos convidados pela Marinha do Brasil a acompanhar uma inspeção naval. Nossa equipe foi recebida pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra e Capitão dos Portos do Paraná, o comandante Francisco Dantas de Almeida Filho.
Recebemos o convite da Marinha do Brasil para acompanhar uma inspeção naval. Na verdade era um sonho antigo da equipe: percorrer vários trechos do litoral do Paraná e checar as reais condições das embarcações que trafegam pelas águas do litoral do Paraná. O desafio: suportar um calor de quase 40°C.
Da sombria Curitiba para um litoral de céu limpo, com um azul que foi ganhando força durante a tarde. Partimos de Paranaguá em uma operação que envolveu cerca de 70 militares. Nossa equipe contou com dois repórteres cinematográficos, Marco Sales e Robson Silva. Eu e a repórter Gislene Bastos seguimos no barco do comandante e logo no começo da viagem nos surpreendemos com alguns detalhes. Uma flâmula azul com 21 estrelas brancas bem na ponta da proa do nosso barco sinalizava que a autoridade máxima dos portos do Paraná estava a bordo.
Seguimos por um canal cercado de mangues rumo ao mar aberto. Um dos principais objetivos da operação realizada pela Marinha é reforçar a importância da navegação segura. Além de documentos e equipamentos de segurança, os marinheiros ficam atentos aos riscos de uso de álcool ou drogas pelos navegadores.
Durante a operação, acompanhamos diversas abordagens feitas pela Marinha em barcos de passeio, embarcações de passageiros e motos aquáticas. A tarde seguia tranquila até sermos surpreendidos por uma lancha, prestes a afundar com quatro pessoas. A família foi resgatada pelos militares e o barco rebocado até a Ilha do Mel.
Confira a reportagem completa: