Curitiba - Escolas da rede municipal de Curitiba começarão a receber aparelhos de ar-condicionado ainda neste mês. A medida contempla unidades de ensino, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

A partir de outubro de 2025, diversas escolas de Curitiba terão ar-condicionado nas salas de aula. Na imagem, vemos uma professora explicando um conteúdo para seus alunos.
154 escolas da rede municipal de Curitiba devem ser climatizadas nos próximos oito meses. (Foto: José Fernando Ogura / SECOM)

O investimento total previsto para a primeira etapa é de cerca de R$ 50 milhões, com prazo de até oito meses para conclusão da instalação. Ao todo, 154 unidades serão beneficiadas nesta fase inicial.

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) destacou a importância da climatização para melhorar a qualidade do ambiente escolar.

“Sabemos que esta melhoria era aguardada há muito tempo. A climatização vai garantir mais conforto para quem ensina e para quem aprende”, afirmou.

Veja quais são as primeiras escolas de Curitiba que receberão ar-condicionado

De acordo com a Prefeitura, o cronograma de instalação leva em consideração o mapa de calor da rede municipal. A primeira escola de Curitiba a receber ar-condicionado é a Escola Municipal Itacelina Bittencourt, no bairro Guaíra, que atende cerca de 350 estudantes em período integral. A diretora da escola, Viviane Ribas, ressaltou a importância de receber os aparelhos.

“Nossos estudantes ficam nove horas na escola e no verão é muito abafado, faz muito calor. Receber a climatização fará uma grande diferença no nosso bem-estar, agradecemos por este cuidado com nossa comunidade escolar”, disse Ribas.

Segundo o superintendente de Infraestrutura e Logística da Educação, Vinícius Faraj, nesta primeira fase, serão climatizadas aproximadamente 1,6 mil salas e ambientes.

A previsão da Prefeitura é que todas as escolas e CMEIs da cidade contem com ar-condicionado até o fim da atual gestão. A segunda etapa do projeto está prevista para o próximo ano, com mais 150 unidades beneficiadas.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.