Dez das doze escolas públicas de Céu Azul, município do Oeste do Paraná, suspenderam as aulas nesta sexta-feira (20) por causa do risco de epidemia de dengue. A cidade já registrou 21 casos da doença neste ano.
Os maiores focos do mosquito aedes aegypti estão próximos das instituições públicas de educação da cidade, por isso os órgãos públicos tomaram a medida de paralisação das atividades, como forma de prevenção.
A prefeitura de Céu Azul decretou situação de emergência. Funcionários das escolas e professores montaram mutirões que percorrem as casas e terrenos do município para limpar os locais e tentar minimizar a proliferação da doença.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Céu Azul não há previsão para o retorno das aulas e a medida foi tomada com toda a comunidade do município para preservar a saúde da população.
A Secretaria Estadual de Saúde trabalha com o número de nove casos de dengue confirmados na cidade. Os outros 12 casos são tratados como suspeita.
No Paraná, o número de casos da doença cresceu quase 17% em apenas duas semanas e já são 1.800. Na região Oeste, em Marechal Cândido Rondon, a mobilização para evitar epidemia aumentou depois que uma jovem morreu de dengue hemorrágica.