Os estacionamentos do Paraná poderão ser obrigados a reservar 5% das vagas existentes para bicicletas. É o que determina um projeto de lei apresentado, nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV).

A proposta estabelece que os estacionamentos privados localizados em municípios com mais de 200 mil habitantes deverão ofertar as vagas para os ciclistas, em suporte apropriado e com as mesmas garantias dos usuários de veículos automotores.

O descumprimento da medida acarretará em multa ao estabelecimento infrator em R$ 5 mil e, em caso de reincidência, R$ 10 mil.

Cicloativismo

Para o coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Assunção Belotto, a iniciativa representa um grande avanço porque estimula o uso de bicicleta e reconhece a importância de outros meios de transporte em áreas urbanas.

“As pessoas que utilizam bicicletas sabem que um dos principais inibidores do seu uso é a falta de local para deixá-las. Por isso, vemos com bons olhos a iniciativa, que coloca o Paraná em sintonia com legislações semelhantes em outros países”, destacou Belotto.