A Estrada Municipal Nova Tirol, que liga o centro de Piraquara à Colônia Santa Maria, foi revitalizada e entregue nesta segunda-feira (1º). O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no local.
Estrada de ligação em Piraquara
A pavimentação poliédrica no trecho de seis quilômetros da Estrada Nova Tirol custou R$ 3,8 milhões. O investimento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Sanepar e a Prefeitura.
“É uma estrada importante, histórica e que há muito tempo precisava ser revitalizada. Essa melhoria vai potencializar o turismo na região, que é a forma mais barata de gerar empregos e renda à população”, afirmou o governador. Ele também destacou a região como fornecedora de água potável para a população da capital e região.
O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que o pavimento utilizado na estrada permite a infiltração da água da chuva, evitando erosões e a contaminação da bacia hidrográfica. “Os paralelepípedos são uma solução inovadora, de baixo custo e evita o assoreamento da represa Piraquara II”, afirmou. “É uma obra que vai ajudar os produtores, ampliar o turismo e facilitar a vida de quem mora aqui. Uma solução decidida em conjunto com a comunidade”.
Turismo na Colônia Santa Maria
A revitalização beneficia cerca de 200 agricultores, potencializa as atrações turísticas naturais e históricas e o desenvolvimento econômico da região. A estrada é o principal meio de acesso a alguns atrativos de uso público e áreas naturais de Piraquara, como o Horto Municipal, Parque Trentino, Morro do Canal, Aldeia Araçaí, Reservatório Carvalho, Mirante das Águas e barragens.
Pavimentação
As obras de infraestrutura autorizadas pelo governador incluem a pavimentação asfáltica da Rua Tereza Priscin, no Guarituba, e da Rua Engenheiro José Higino da Costa, que liga a Vila Vicente Macedo à Vila Militar. Ao todo, serão investidos R$ 3,27 milhões por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios, linha de crédito operada em parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a Fomento Paraná.