Uma estudante de Cascavel, Paraná, criou uma tecnologia que detecta a umidade do solo. O invento promete auxiliar na irrigação exata de plantações.

Com 17 anos, Maria Caroline Cordeiro, desenvolveu o projeto, que nos últimos doze meses tomou seu tempo de lazer. A menina criou um protótipo que analisa a quantidade de umidade na terra. O dispositivo ficará embaixo do solo, e de lá envia informações para um dispositivo que avisa a quantidade exata de água que há na terra, quando o nível está baixo imediatamente o sistema de irrigação do solo é acionado.

A estudante afirma que o equipamento auxiliará, por exemplo, pessoas que precisam viajar e não têm quem fique em suas propriedades para manter úmidas as plantas. Com orgulho, Caroline ressalta que este é um projeto inovador, pois não existe igual no mercado.

Cursando o quarto ano do curso técnico de informática em uma escola pública da cidade, Maria teve o apoio dos professores para desenvolver a ideia, mesmo que esta tenha sido feita em um laboratório sem estrutura suficiente.

A ideia foi exposta em uma feira promovida por um site de buscas e concorre com ideias do mundo todo. A feira, que é internacional, é destaque no meio tecnológico e torna visíveis os novos talentos, como a de Maria Caroline, que sonha em ser pesquisadora.