Os campi no bairro Jardim Botânico e em Matinhos, no litoral do Paraná, foram invadidos
Após a ocupação de um prédio da Reitoria, em Curitiba, estudantes universitários ocuparam novos prédios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na manhã desta quinta-feira (27). Os campi no bairro Jardim Botânico e em Matinhos, no litoral do Paraná, foram invadidos. Os manifestantes protestam contra a Medida Provisória que estabelece uma reforma no ensino médio no Brasil.
De acordo com o Movimento Ocupa Paraná, que engloba entidades do movimento estudantil e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, 851 colégios e 11 universidades chegaram a ficar ocupadas. Algumas escolas no interior do estado já começaram a ser desocupadas. Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (26) os estudantes decidiram manter as ocupações.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, já anunciou que vai cancelar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas ocupadas por estudantes em protesto no país, caso não sejam desocupadas até o dia 31 de outubro. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.
Em nota, a Reitoria da UFPR afirmou que entende como legitima toda a forma de manifestação pacífica, desde que não prejudique os direitos de terceiros.
“O movimento que hoje ocupa alguns dos prédios didáticos da UFPR tem demonstrado respeito e não tem impedido o funcionamento das atividades administrativas vitais, responsáveis pelo cumprimento de obrigações como: pagamento a prestadores de serviço, fornecedores e empresas terceirizadas, bem como bolsas acadêmicas”, diz o comunicado.
Eleições
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE–PR) solicitou alguns espaços em diferentes campi da UFPR para a realização do segundo turno do das eleições municipais em Curitiba. Conforme comunicado publicado no site da UFPR, estes espaços ficam sob responsabilidade do TRE–PR a partir da manhã de hoje até o término das eleições. As ocupações fizeram com que alguns locais de votação fossem alterados. Confira os novos endereços clicando aqui.