Navio ficará retido em Paranaguá pela Capitania dos Portos do Paraná até que todas as condições de segurança sejam verificadas

Uma explosão no porão de um navio atracado no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, assustou os trabalhadores na tarde desta segunda-feira (28). O incidente foi confirmado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em nota enviada à imprensa.

De acordo com o órgão, o Navio AKAKI, da Ilha de Chipre, teve uma exposão no porão 3, depois de concluir o carregamento de 65 mil toneladas de milho. A embarcação estava fazendo o carregamento de combustível para a viagem até o Porto de Kaohsiung, na China.

“As informações obtidas até o presente momento mostram que não houve feridos tampouco vazamentos de qualquer natureza na baía de Paranaguá”, diz a nota da Appa. As Autoridades Ambientais e a Marinha já foram informadas do acidente.

A Appa afirma que já foi instaurado um procedimento “averiguatório” para identificar os motivos e efeitos da explosão.

“Explosões desta natureza podem se dar em função da formação de gás no porão, por conta do produto (milho) e da alta temperatura registrada no momento da notícia de explosão (29° C), combinada com os procedimentos de fumigação (tratamento químico para controle de pragas), ou ainda imperícia nos procedimentos internos da tripulação”, explica o texto.

De acordo com a Appa, o navio ficará retido em Paranaguá pela Capitania dos Portos do Paraná até que todas as condições de segurança da embarcação sejam verificadas. Durante as próximas 24 horas, técnicos especializados permanecerão a bordo para realizar inspeções para levantar os danos e identificar a possibilidade ou não continuar a viagem.

O vídeo abaixo foi publicado pelo Blog da Glendha, e mostram o momento da explosão no porão do navio. Confira: