Os responsáveis pelo parque de diversões instalado na Expoingá, em Maringá, decidiram por fechar a roda-gigante na tarde deste sábado (14), até o fim da festa, marcado para este domingo (15). Na noite anterior, uma mulher passou mal e desmaiou após a cabine do brinquedo em que ela estava ficar de cabeça para baixo.
A decisão foi informada por meio de uma nova nota oficial da empresa Yupie Park, responsável pelos brinquedos e contratada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) para montar o parque de diversões dentro da Expoingá. De acordo com a nota, “o equipamento foi adquirido e recebido do fabricante em 17/12/2019 e, devido a ocorrência da pandemia e das paralisações daí decorrentes, o equipamento não tem um ano de uso, tratando-se, portanto, de equipamento novo”.
Ainda segundo a nota, “o equipamento foi adquirido de um dos maiores fabricantes de brinquedos para parque de diversões do Brasil e atende todas as normas técnicas da NBR 15.926, bem como as demais normas elétricas, mecânicas e de segurança aplicáveis. Ademais, o parque mantém e segue rigoroso cronograma de manutenções, preventiva e corretiva, bem como treinamento e qualificação dos operadores”.
Problema mecânico
Segue a nota: “Quanto a ocorrência, esclarecemos que houve um problema mecânico em uma das gôndolas da roda-gigante ocasionando uma situação de anormalidade, razão pela qual nossa equipe seguiu os protocolos de segurança para situações como essa, acionando os sistemas de controle para o desembarque, em total segurança, de todos os clientes que utilizavam o brinquedo no momento do ocorrido. Infelizmente houve uma invasão por parte do público o que dificultou a conclusão da ação”.
Desta forma, “o Parque voluntariamente suspendeu a operação do equipamento para que se façam todas as averiguações necessárias para entender e esclarecer os motivos do ocorrido. Vale ressaltar, novamente, que não houve feridos. Uma visitante que estava na cabine passou mal devido ao nervosismo, e foi prontamente atendida por equipe especializada, fez todos os exames necessários e foi liberada logo em seguida sem nenhuma intercorrência e, segundo informado pelos familiares hoje [sábado] pela manhã, está bem”.
Acidente
O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (13) e o parque estava lotado no momento. A cabine em que a mulher estava acabou apresentando um mau funcionamento, ficando travada de cabeça para baixo, sobre a estrutura de outra cabine.
Com a cabine ao nível do solo, ela foi resgatada por socorristas que ficam de prontidão dentro do parque. A mulher foi encaminhada a um hospital da cidade. Este é o segundo acidente registrado no parque em 3 dias. O primeiro acidente foi o de um funcionário do parque, que ficou ferido ao cair da montanha-russa.
Vídeo da roda-gigante
Na manhã deste sábado (14), o RIC Mais conseguiu vídeos exclusivos de pessoas se balançando nas cabines da roda-gigante, momentos antes do acidente. Também é possível ver o resgate da vítima e a cabine de cabeça para baixo.