O período de orientação dos motoristas acabou. A partir desta segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) de Curitiba vai fiscalizar a faixa exclusiva para ônibus da Rua VX de NovembroA fiscalização será feita inicialmente por agentes de trânsito e, nos próximos dias, serão instalados radares. O motorista que for pego andando pela via será notificado com uma infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e uma multa de R$ 53,20.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nessa faixa. A faixa exclusiva irá beneficiar 53,5 mil passageiros do transporte público.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento, com uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos.