Serviços de manutenção e readequação nas redes de distribuição da Sanepar podem deixar algumas cidades do Paraná sem água no decorrer desta semana.
LEIA TAMBÉM: Conta de luz pode ter aumento extra em 2015
Nesta terça e quarta-feira (16 e 17) pode haver desabastecimento de água na cidade de Pinhão, devido a problemas na bomba que abastece o reservatório da cidade. Bairros da parte alta da cidade pode ser afetados: Guarapuavinha, Vila Rural, Vila Baggio, Invernadinha, São Cristóvão, Dona Áurea, Dois Irmãos, Parque Industrial, Colina Verde e Vila Caldas, e as ruas 7 de Setembro e Gabriel Ferreira, no bairro Araucária. A Sanepar afirma que equipes já estão trabalhando no conserto da bomba.
Na quarta-feira (17), a distribuição de água das cidades de Santa Lúcia, Santa Helena, Pinhais, e São José dos Pinhais estará suspensa temporariamente.
Em Santa Lúcia o abastecimento será afetado por desligamento programado para manutenção da rede elétrica, das 13 às 17h30 e a água deve começar a voltar no início da noite do mesmo dia.
No bairro Perneta, em Pinhais, uma interligação de rede será iniciada às 8h30 e a normalização do fornecimento de água está prevista para o final da tarde de quarta-feira mesmo.
Na cidade de Santa Helena, a readequação de redes de abastecimento de água será executada no período das 21h às 24h, afetando o fornecimento em toda a cidade. A normalização do abastecimento está prevista para o início da madrugada de quinta-feira (18).
Já no bairro Braga, em São José dos Pinhais, um desligamento programado de energia pode afetar o fornecimento de água até a madrugada da quinta-feira (18). O serviço começa às 10h desta quarta-feira.
Na quinta-feira (18), um serviço de interligação de rede pode afetar o fornecimento de água no bairro Gralha Azul, na Fazenda Rio Grande. O serviço começa às 9h. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer à tarde.
Na quinta-feira (18) será a vez das cidades de Colombo, Cerro Azul, Piraquara e também na capital Curitiba ficarem sem água.
Uma interligação de rede pode afetar o abastecimento no bairro Santa Fé, em Colombo, a partir das 8h30, com previsão de retorno gradual na parte da tarde. Em Cerro Azul, a substituição das válvulas da Estação de Tratamento de Água da cidade pode afetar o fornecimento nos bairros Vila Manger, Raia Bela Vista, Vila São Sebastião e o Centro de Cerro Azul. O serviço começa às 8h e a normalização do abastecimento está prevista para o final da noite.
Em Curitiba, o bairro Cajuru pode ter o abastecimento comprometido a partir das 8h30 de quinta-feira até a tarde de sexta-feira (19). A Sanepar informou que um serviço de interligação de rede pode afetar a oferta de água na região
Piraquara também deve ficar sem água entre às 6h de quinta até a manhã de sexta-feira (19). Os bairros afetados na cidade são: Guarituba, Centenário, Centro, Mossoró, Jardim Olinda, Laranjeiras, Santa Mônica, Mananciais da Serra, Deodoro, Parque Borda do Campo, Penitenciária, São Cristóvão, Franca, Vila Fuck, Macedo, Santa Maria, Michel, Vila Susi, Ipanema, Pedreira, Guarituba Pequeno.
Em Santa Amélia a realização de serviço na rede pública de energia elétrica afetará o abastecimento de água das 10h de sexta-feira. O retorno do abastecimento deve ocorrer, segundo a Sanepar, de forma gradativa a partir do início da noite, sendo normalizado durante a madrugada de sábado (20).
Sapopema é outra localidade do estado que pode ficar desabastecida na sexta-feira (19). De acordo com a companhia, um serviço de manutenção na rede de energia elétrica afetará a unidade do sistema de abastecimento de água na Rua Getúlio Vargas. Esse serviço vai interromper o fornecimento de água no Parque Industrial, Vila Esperança, Jardim Alto Alegre e Jardim Novo Horizonte. A previsão é a de que a água volte a partir das 20h.
Também na sexta-feira (19) o município de Santa Inês terá o fornecimento de água interrompido em função de manutenção elétrica na unidade de captação. O serviço deve ser realizado das 10h às 16h e a previsão é que o serviço seja normalizado durante a noite.
Caixa d’água
Segundo a Sanepar, em todas as cidades correm mais riscos de ficar desabastecidas as residências que não possuem caixa-d’água compatível com o consumo do imóvel. A Sanepar e a ABNT orientam que todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade suficiente para fornecer água aos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. Além disso, a companhia alerta que é essencial que a população evite desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.