A chuva continua e com ela também o atraso para reparar os danos que o temporal causou em várias cidades do Paraná, na madrugada de quinta-feira (14). O Distrito de Sede Alvorada, que fica entre Cascavel e Toledo, ainda sofre com a falta de energia. Alguns consumidores estão sem abastecimento a mais de 24h.
Comerciantes do local já contabilizam prejuízos pela falta de luz. Cristiano Mayer é dono de um supermercado e precisou correr atrás de um gerador, mas mesmo assim alguns alimentos, como a carne, começaram a estragar.
” Não temos uma posição de quando a situação será normalizada e enquanto isso os produtos estão estragando. Quem vai pagar por esse prejuízo?”
Cristiano Mayer – empresário
A Copel não conseguiu precisar, quantos consumidores estão sem energia elétrica no distrito, mas na região sete postes de energia foram danificados. Devido a chuva não há como estipular quanto tempo, será necessário para reestabelecer o abastecimento.
Segundo a Copel, cerca de 77,4 mil mil imóveis ainda estão sem luz na tarde desta sexta-feira (15), em todo o Paraná. Além disso, conforme o superintendente de Operação da Copel Francis do Alencar Prado, o evento pode ser considerado o segundo maior no número de ocorrências e de consumidores sem energia da história do estado.
Nas regiões Oeste e Sudoeste, são 36 mil consumidores sem abastecimento. Em algumas cidades como São José das Palmeiras e Diamante do Oeste, a cidade está totalmente sem energia elétrica.
Com a falta de luz começou a faltar água. De acordo com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná, há problemas de abastecimento em vários municípios.
Na regional de Cascavel estão sem energia os sistemas de Corbélia e o distrito de Ouro Verde do Piquiri, Ramilândia, distrito de Ibiracema, em Catanduvas, e o distrito de São João do Oeste, em Cascavel.
Em Toledo, a estação elevatória que bombeia água para as regiões dos bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Gisele, Jardim Concórdia, Bandeirantes e Independência. A unidade fica na comunidade do Poty, próximo ao aeroporto da cidade. A Sanepar está instalando um gerador na unidade para poder abastecer os moradores. No entanto, a previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 22h.
Confira a lista das cidades que apresentam problemas no abastecimento:
- São José das Palmeiras
- Formosa do Oeste,
- Maripá,
- Diamante do Oeste,
- Iracema do Oeste,
- Guaíra,
- São Pedro do Iguaçu,
- Jesuítas,
- Cafelândia,
- Nova Aurora,
- Medianeira,
- São Miguel do Iguaçu,
- Palotina,
- Corbélia,
- Ramilândia,
- Catanduvas,
- Distrito de São João do Oeste, em Cascavel.
Em nota a Copel informou que está com várias equipes trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível.
“A Copel está com mais de 215 equipes nas ruas desde a manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. No momento, há 2.800 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 40 alimentadores abertos, cerca de 140 postes quebrados e muitos cabos rompidos.”
nota da copel

